Livro Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba - Roseli Maria Martins D'Elboux

Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba
Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba

formato 16 x 23 cm . brochura. Livro usado em bom estado; desgastes nas bordas e amarelações do tempo; páginas limpas.. Lorena e as palmeiras-imperiais - Roseli D´Elboux apresenta um dos pontos nodais do circuito de apropriação dessa que é uma das referências visuais mais marcantes do Rio de Janeiro e do período imperial brasileiro, a palmeira-imperial. Lorena, cidade valeparaibana marcada pela riqueza do açúcar e do café, foi ornada por pelo menos três conjuntos de palmeiras-imperiais na década de 1880. Comandada pela família Castro Lima, a cidade acolheu o símbolo do império que era, também, a evidência do triunfo econômico de suas elites e da adesão cultural aos símbolos da Corte.No espaçamento uniforme e cadenciado, claramente geométrico, a natureza tropical submetia-se à ordem, à disciplina. Eis aqui a maior evidência de um Estado que, em pleno século XIX, julgava poder subordinar a natureza à civilização. O texto descortina inúmeras possibilidades de compreensão da história do Brasil e de suas elites que, também a partir do controle da exuberância tropical, iniciava sua afirmação simbólica .. E9 G1Piso5 +N3

ISBN: 9788574198828


Código de Barras: 9788574198828


Origem: Nacional


Idioma: Português


Categoria: Livros


Autor: Roseli Maria Martins D'Elboux


Título: Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba


Editora: Annablume


Ano: 2008


Assunto: História do brasil


Páginas: 202


Peso: 500 gramas


Conservação: Produto Usado



Descrição

formato 16 x 23 cm . brochura. Livro usado em bom estado; desgastes nas bordas e amarelações do tempo; páginas limpas.. Lorena e as palmeiras-imperiais - Roseli D´Elboux apresenta um dos pontos nodais do circuito de apropriação dessa que é uma das referências visuais mais marcantes do Rio de Janeiro e do período imperial brasileiro, a palmeira-imperial. Lorena, cidade valeparaibana marcada pela riqueza do açúcar e do café, foi ornada por pelo menos três conjuntos de palmeiras-imperiais na década de 1880. Comandada pela família Castro Lima, a cidade acolheu o símbolo do império que era, também, a evidência do triunfo econômico de suas elites e da adesão cultural aos símbolos da Corte.No espaçamento uniforme e cadenciado, claramente geométrico, a natureza tropical submetia-se à ordem, à disciplina. Eis aqui a maior evidência de um Estado que, em pleno século XIX, julgava poder subordinar a natureza à civilização. O texto descortina inúmeras possibilidades de compreensão da história do Brasil e de suas elites que, também a partir do controle da exuberância tropical, iniciava sua afirmação simbólica .. E9 G1Piso5 +N3

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