Livro Estado, Igreja e Educação. O Mundo Ibero-Americano nos Séculos XIX e XX - Carlos Henrique de Carvalho - Wenceslau Gonçalves Neto

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formato 16 x 23 cm . brochura. livro usado em bom estado de conservação com as páginas amareladas devido ação do tempo leves desgastes nas bordas. Promover cruzamentos de olhares entre passado(s) e presente(s) foi o que motivou a organização deste livro, que trata das complexas relações entre Estado e Igreja no mundo ibero-americano, a partir da segunda metade do século XIX, com ênfase especial sobre a questão da educação e da instrução pública. Com objetivos ambiciosos, busca promover uma interrogação sobre o tempo e seus vestígios (materiais e imateriais, passados e presentes) inscritos na pluralidade de escalas e ambientes que habitam o lapso histórico. Tendo em vista esta perspectiva, é intenção da obra estabelecer/constituir um espaço de reflexão sobre as relações entre Estado e Igreja nos dois \"mundos\", europeu e americano, ou seja, fazer aflorar informações e interpretações novas sobre os fenômenos históricos, em particular, aqueles relacionados às formas educativas, desenvolvidas nas suas inter-relações/implicações com o Estado, a sociedade e as instâncias religiosas. Objetiva-se também, debater o panorama histórico-educativo das diferentes experiências educacionais vivenciadas no contexto da Ibero-américa, no período demarcado pelos séculos XIX e XX, pois este momento foi marcado por intensos embates entre a Igreja Católica e o Estado liberal, que se consolidava na Europa e entrava no cenário político na América Latina, inspirador da educação moderna, entendida, de forma mais abrangente, 4 como pública, gratuita e laica, bem como pelos questionamentos expressos pela Igreja sobre os novos princípios educacionais, delimitados pelo Estado a partir do novo marco regulatório (legislação) dos sistemas educativos. Para alcançar tal finalidade, reunimos historiadores de diferentes espaços do mundo ibero-americano que trabalham com os entrecruzamentos Igreja / Estado / Educação, os quais oferecem um olhar comparativo, que inclui as muitas realidades dos dois espaços. loja 1 estante 1 gaveta 1

ISBN: 9788575163733


Código de Barras: 9788575163733


Origem: Nacional


Idioma: Português


Categoria: Livros


Autor: Carlos Henrique de Carvalho - Wenceslau Gonçalves Neto


Título: Estado, Igreja e Educação. O Mundo Ibero-Americano nos Séculos XIX e XX


Editora: Alínea


Edição: 1ª Edição


Ano: 2010


Assunto: Pedagogia


Páginas: 372


Peso: 900 gramas


Conservação: Produto Usado



Descrição

formato 16 x 23 cm . brochura. livro usado em bom estado de conservação com as páginas amareladas devido ação do tempo leves desgastes nas bordas. Promover cruzamentos de olhares entre passado(s) e presente(s) foi o que motivou a organização deste livro, que trata das complexas relações entre Estado e Igreja no mundo ibero-americano, a partir da segunda metade do século XIX, com ênfase especial sobre a questão da educação e da instrução pública. Com objetivos ambiciosos, busca promover uma interrogação sobre o tempo e seus vestígios (materiais e imateriais, passados e presentes) inscritos na pluralidade de escalas e ambientes que habitam o lapso histórico. Tendo em vista esta perspectiva, é intenção da obra estabelecer/constituir um espaço de reflexão sobre as relações entre Estado e Igreja nos dois \"mundos\", europeu e americano, ou seja, fazer aflorar informações e interpretações novas sobre os fenômenos históricos, em particular, aqueles relacionados às formas educativas, desenvolvidas nas suas inter-relações/implicações com o Estado, a sociedade e as instâncias religiosas. Objetiva-se também, debater o panorama histórico-educativo das diferentes experiências educacionais vivenciadas no contexto da Ibero-américa, no período demarcado pelos séculos XIX e XX, pois este momento foi marcado por intensos embates entre a Igreja Católica e o Estado liberal, que se consolidava na Europa e entrava no cenário político na América Latina, inspirador da educação moderna, entendida, de forma mais abrangente, 4 como pública, gratuita e laica, bem como pelos questionamentos expressos pela Igreja sobre os novos princípios educacionais, delimitados pelo Estado a partir do novo marco regulatório (legislação) dos sistemas educativos. Para alcançar tal finalidade, reunimos historiadores de diferentes espaços do mundo ibero-americano que trabalham com os entrecruzamentos Igreja / Estado / Educação, os quais oferecem um olhar comparativo, que inclui as muitas realidades dos dois espaços. loja 1 estante 1 gaveta 1

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